top of page
IMG_20181126_171716681_HDR.jpg

ONG Casa da Árvore

Um lugar para brincar e conversar

História

A ONG Casa da Árvore é uma instituição da sociedade civil que atua, desde 2001, no cuidado de crianças e famílias moradoras de favelas do Rio de Janeiro e Niterói. Com o foco na primeira infância, estrutura espaços de convivência que promovem a saúde integral de seus frequentadores, além de desenvolver ações locais de valorização da infância. Para saber mais, acompanhe nossos projetos e seja um agente multiplicador dessa ideia.

PayPal ButtonPayPal Button
Setas

A ONG Casa da Árvore é uma instituição destinada, por uma opção ética e política, ao exercício original de uma prática inovadora, sensível, plástica e plural.

A ONG Casa da Árvore surge como um projeto de extensão da UERJ em uma tentativa de  deslocar o território da clínica - antes inserida dentro das universidades - para espaços mais acessíveis às comunidades e às crianças moradoras de favelas, bairros ou contextos periféricos. Os projetos desenvolvidos pela Casa da Árvore tem como base a criação de espaços de trocas que favoreçam a ampliação do potencial criativo das crianças e de seus cuidadores, buscando  a construção da autonomia e a promoção da saúde, além de disseminar uma ética de cuidado e valorização da infância e daqueles que dela se ocupam.

Cuidando de Quem Cuida

A formação de profissionais de creche Cuidando de Quem Cuida tem como objetivo – através da criação de dispositivos de reflexão crítica e trocas de informação e experiência entre os diversos profissionais atuantes na educação infantil – qualificar os educadores e sensibilizá-los em relação às especificidades e demandas da infância.

Equipe
IMG_2231_edited.jpg

Nossa missão é disseminar uma ética de respeito, cuidado e valorização da infância, favorecendo as condições para que a criança se torne sujeito de sua história, construindo ativa e criativamente o seu futuro e o da sociedade.

Nossa visão é sensibilizar a população sobre a importância de uma atitude respeitosa com relação à criança, contribuindo com a formação de novas práticas de atenção às crianças e seus cuidadores.

Nossos valores são: a valorização da infância e do brincar; a circulação da palavra; a construção de autonomia; a escuta atenta; a reflexão sobre a prática clínica e a promoção da saúde.

O tipo de proposta da Casa da Árvore, em especial, se situa numa encruzilhada na qual as interfaces entre psicanálise, saúde coletiva e intervenção social se entrelaçam de uma maneira muito peculiar.

Espaços de Formação

O núcleo de Formação é o esqueleto central da Casa da Árvore. 
Acreditamos que, para uma prática de cuidado atenta e sensível, é essencial que estejamos disponíveis para uma constante troca de saberes, entre a equipe e fora dela. Com isso, essa linha tem como objetivo a construção e disseminação de uma metodologia voltada à formação dos profissionais da saúde e educação, no que diz respeito à atenção à infância.  Esse é o produto de um vínculo permanente com as universidades, aliado a experiência de mais de 20 anos de trabalho com crianças e seus cuidadores nas favelas do Rio de Janeiro e Niterói. 

WhatsApp Image 2021-10-05 at 23.53.23.jpeg
Formação

Tem interesse em participar da nossa formação?

Entre em contato com a gente!

" É uma casa como se fosse a nossa segunda casa, como se fosse a casa de um irmão, de um parente. Em espaço seguro que as crianças podem vir e brincar".

—  Luciana, mãe do Edson.

Instituições FInanciadoras

Desde 2004

30e1b91b-ffb6-4c64-b7ed-813f67720a20.png
d8fe430a-8f3a-4f3a-908d-a7fea31c5193.png

Desde 2014

Desde 2021

aa867cac-4719-411c-9413-bb095373e3ad.png
Contato

Fale conosco

Deixe um comentário, suas dúvidas ou sugestões.

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone YouTube

Obrigado pelo envio!

bottom of page