Cuidado em Saúde Mental - Pequena África
Onde tudo começou: uma parceria entre Casa da Árvore e Lanchonete<>Lanchonete
O encontro entre nós surgiu na segunda metade do fatídico ano de 2020, em meio à pandemia de COVID-19, a partir de um convite feito pela gestora da Lanchonete<>Lanchonete, Thelma Villas Boas, para que montássemos o eixo de saúde mental no espaço. O convite foi em direção à uma tentativa de apoio às famílias da região, que se encontravam em uma situação ainda mais grave de vulnerabilidade social, pois muitas delas haviam perdido suas principais fontes de renda, além do apoio das escolas no cuidado com as crianças. Com as medidas de isolamento social, as crianças e mulheres-cuidadoras perderam a maior parte do suporte que tinham, financeiro e psíquico, ficando ainda mais solitárias no cuidado com as crianças.
Com isso, a Casa da Árvore se juntou ao projeto L<>L assumindo algumas ações do eixo Saúde Mental. Assim, ao longo desses três anos de trabalho, foram construídas coletivamente algumas ações de apoio no cuidado com crianças, suas cuidadoras e a equipe de educadores da L<>L: a roda de Mulheres (2020-2024), o Grupo de Apoio - cuidando de quem cuida (2020), o o atendimento individual online à crianças (2020), o grupo de adolescentes (2021-2022) e o espaço de convivência (2023).
Atualmente, temos o projeto da Roda de Mulheres da Casa da Árvore em atividade na Lanchonete<>Lanchonete, a partir de um eixo psicossocial, coordenado pela Desirée Simões.
Espaço coletivo de troca entre mulheres
(aberto para todas as mulheres do território)
Segunda-feira às 10h
Ampliando as redes: nossa nova parceria com o Centro Municipal de Saúde José Messias do Carmo
- Território: Pedra do Sal, Porto Maravilha, Benjamin Constant, Vila Olímpica, Central do Brasil, Museu do Amanhã e Mont Serrat.
- População infantil (até 9 anos): 2118
- Serviços e especialidades: medicina da família, pré-natal, puericultura, nutrição, dermatologia, pneumologia e odontologia.
- Grupos com funcionamento sob demanda: gestantes e crianças.
Demanda de saúde mental: problemas de desenvolvimento global (autismo etc) e contexto de múltiplas violências.
No mês de março de 2024 a Casa da Árvore abriu um espaço de convivência dentro da CMS José Messias do Carmo. Esta parceria com a rede de saúde é essencial pois ressalta a importância do trabalho em rede para o cuidado das crianças e famílias, além de destacar a importância vital do cuidado psicológico na promoção do bem-estar geral.
Ao oferecer um local acessível para um acompanhamento terapêutico e apoio emocional, a Casa da Árvore busca a construção de um espaço em que as crianças e suas famílias possam encontrar o suporte necessário para superar obstáculos, fortalecer relacionamentos e cultivar sua criatividade. Essa iniciativa não só promove o desenvolvimento saudável das crianças, mas também fortalece os laços familiares e comunitários, criando um ambiente mais inclusivo e solidário para todos os envolvidos.
Em última análise, a abertura deste espaço de convivência reflete o compromisso da Casa da Árvore em fornecer recursos essenciais para o fortalecimento de toda a comunidade, demonstrando que juntos podemos construir um futuro mais saudável e esperançoso para as gerações futuras.
Espaço coletivo de cuidado para crianças e famílias
Terça-feira de 14h às 16h